Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos em Diretrizes do autor/a , que aparecem em Sobre a revista.

Instruções para Autores

  1. Políticas editoriais
  • Os artigos que forem submetidos a avaliação, para serem publicados, têm que ser, obrigatoriamente, inéditos e não podem estar a ser avaliados para publicação noutra revista, simultaneamente.
  • Nesta fase inicial, apenas se publicarão artigos nas línguas portuguesa e espanhola. Numa fase posterior, serão, também, publicados artigos na língua inglesa.
  • Se um artigo for recusado pelo Conselho Editorial ou pelos árbitros da revista, pode voltar a ser enviado, após correção das causas que motivaram a sua recusa. A direção da revista reserva-se o direito de publicar, ou não, este tipo de artigos.
  • A revista, declina toda e qualquer responsabilidade no que se refere à prática de qualquer tipo de plágio por parte dos autores dos artigos, pois é deles a responsabilidade, dos direitos de autor, relativos aos conteúdos publicados. Caso exista algum tipo de reclamação ligada ao plágio, imediatamente será retirado, da base de dados, o artigo censurado, mesmo que já tenha sido publicado.
  • A revista não cobra pelo envio e processamento dos artigos.
  • A revista tem como suporte informático o sistema Open Journal Systems (OJS), desenhado por fazer publicações com acesso livre.
  • Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0). Os artigos podem-se copiar e redistribuir em qualquer suporte ou formato; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos e citados.
  • A submissão de artigos para avaliação, deverá, obrigatoriamente, ser feito através da plataforma OJS, onde decorrerá todo o processo de gestão da publicação, permitindo, assim, aos autores acompanharem todo o processo de avaliação do respetivo artigo.
  • Por cada artigo aprovado e publicado, a revista enviará um certificado de publicação aos autores, bem como aos árbitros de cada artigo.
  1. Estrutura e formato dos artigos

Na primeira página: título do artigo (português ou espanhol, com a correspondente tradução em inglês), nomes e sobrenomes dos autores, instituição de procedência dos autores, e-mail, resumo, palavras-chave, abstract, keywords.

A partir da segunda página: introdução, desenvolvimento (estruturado em parágrafos), conclusões, referências bibliográficas e síntese curricular dos autores, num parágrafo.

Para uma melhor organização dos artigos, pelos autores, solicita-se que usem o formato disponível no site de revista. Por artigo, o número máximo de autores, admitido, é quatro.

As referências bibliográficas e citações serão baseadas na norma APA e só serão consideradas as que foram citadas no corpo do artigo.

As tabelas, gráficos e figuras, serão nomeadas no corpo do texto, de acordo com o conteúdo e deverão ser autoexplicativas.

As margens são simétricas: superior, inferior e interior (esquerda) = 2,5 cm, exterior (direita) = 1,5 cm, com 1 cm para a encadernação. O tipo de letra é Times New Roma 12 pontos, com espaço entre linhas de 1,5 cm, e entre parágrafos de 6 pontos. A extensão dos artigos a serem publicados será entre 10 e 12 páginas.

  1. Processo de avaliação dos artigos.

Primeira fase – é feita a revisão geral dos aspetos básicos exigidos pelo Conselho Editorial. Se o artigo não cumpre com os mesmos, é, de imediato, recusado nesta etapa, sem passar a uma avaliação mais profunda;

Segunda fase - é avaliação dos artigos pelo sistema de revisão por pares cega simples. Este processo é conhecido como arbitragem e ditame:

  • Se há discrepância entre os dois árbitros, o artigo será remetido a um terceiro árbitro, cuja análise determinará um resultado definitivo de aceitação ou não, para publicação;
  • Os resultados deste processo são inapeláveis, mas o artigo pode voltar a ser enviado, sempre que se eliminem as causas que motivaram a recusa, sem compromisso de ser publicado;
  • As conclusões dos árbitros estão contidas no formulário do veredito de avaliação dos artigos, de acordo com os seguintes critérios:
  1. Publicar;
  2. Publicar depois de corrigir os aspetos sugeridos;
  3. Não publicar;
  • Se no veredito da avaliação há sugestões que devem ser corrigidas, o autor tem, até 30 dias, para as corrigir. Depois deste prazo, no caso de não ser enviado, o artigo, mesmo que corrigido, é recusado.
  • Os artigos enviados para avaliação e publicação, terão a resposta de aceitação, ou não, para serem publicados num período de dois meses, incluído neste tempo os 30 dias de correção dos artigos, pelos autores.

Terceira fase - é a publicação do artigo, onde se prevê que o prazo não seja superior a 6 meses.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços e-mail inseridos nesta revista, serão utilizados exclusivamente para os fins estabelecidos na mesma e não serão fornecidos a terceiros ou usados para outros fins.