PROCEDIMENTO PARA A GESTÃO DA CIÊNCIA E DA INOVAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

  • Miguel Alejandro Cruz Cabezas Universidad de Holguín
  • Amelia Estévez Betancourt Universidad de Las Tunas y Instituto Superior Politécnico de Huambo
  • Nurbia Ivia Zaragoza Morales Universidad de Holguín
Palavras-chave: Gestão, Ciência, Inovação, Procedimento

Resumo

A necessidade de aperfeiçoar a gestão da ciência e a inovação tecnológica no curso de Engenharia Civil converteu-se na problemática que deu lugar à implementação de um projeto de investigação. A solução da problemática alcançou-se a partir da elaboração de um procedimento para gestão da ciência e da inovação tecnológica. O procedimento relaciona as linhas de investigação assumidas no departamento, os projetos de investigação em desenvolvimento, as investigações derivadas dos processos de formação académica de pós-graduação de docentes, os trabalhos de diplomas dos estudantes e o funcionamento dos grupos científicos estudantis.

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Biografias Autor

Miguel Alejandro Cruz Cabezas, Universidad de Holguín

Licenciado em Educação na especialidade de Construção Civil na Universidade de Ciências Pedagógicas de Holguín - Cuba; Doutor em Ciências Pedagógicas na Universidade de Ciências Pedagógicas de Holguín - Cuba; realizou várias investigações em linhas como a formação de habilidades profisionais, a investigação científica, Formação Profissional das Ciâncias Técnicas, entre outras; destas derivaram numerosas publicações de artígos em revistas de alto impacto; membro ativo do Comité Académico de vários programas de Mestrado, participou em vários eventos nacionais e internacionais. Atualmente é Chefe do Departamento de Civil na Universidade Oscar Lucero de Holguín.

Amelia Estévez Betancourt, Universidad de Las Tunas y Instituto Superior Politécnico de Huambo

Licenciada em Educação na especialidade de Construção Civil na Universidade de Ciências Pedagógicas de Holguín - Cuba; Doutora em Ciências Pedagógicas na Universidade de Ciências Pedagógicas de Las Tunas - Cuba; realizou várias investigações em línhas como Interdisciplinariedade, Formação Profissional das Ciências Técnicas e da Extensão Universitária; destas derivaram numerosas publicações como livros, capítulos de livros e artígos em revistas de alto impacto; membro ativo das Redes Académicas Redipe e Redincitec. Atualmente é docente da Licenciatura em Engenharia de Construção Civil no Instituto Superior Politécnico do Huambo da Universidade “José Eduardo Dos Santos” - Angola.

Nurbia Ivia Zaragoza Morales, Universidad de Holguín

Licenciada em Educação na especialidade de Construção Civil na Universidade de Ciências Pedagógicas de Holguín - Cuba; Mestre em Ciências da Educação; realizou várias investigações em línhas como, Formação Profissional das Ciências Técnicas e os modos de atuação profissional; destas derivaram numerosas publicações de artigos em revistas de grande impacto. Atualmente é Chefe da Comissão Nacional da Licenciatura em Educação de Construção e docente da mesma na Universidade Oscar Lucero de Holguín - Cuba.

Publicado
30-03-2020
Como Citar
Cruz Cabezas, M. A., Estévez Betancourt, A., & Zaragoza Morales, N. I. (2020). PROCEDIMENTO PARA A GESTÃO DA CIÊNCIA E DA INOVAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 2(1), 35-46. Obtido de https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/46