INFLUÊNCIA DAS GUERRAS NO DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA

Palavras-chave: Guerras, Medicina, Feridos, Experiências

Resumo

A medicina moderna está vinculada estreitamente às três correntes de pensamento que se desenvolveram com o passar do século XIX, a anatomopatológica, a fisiopatológica, a etiopatológica e a uma outra corrente que se desenvolveu no século XX, a antropológica. A partir destes elementos realiza-se uma revisão bibliográfica em função do desenvolvimento da medicina induzido pelas guerras. Desde princípios do século XIX, a humanidade começa a ver uma evolução muito rápida nas formas de fazer a guerra e com elas, novas estratégias, táticas, e armas, tal como novos sistemas de organização das frentes de guerra, das linhas e sistemas de comunicação, da logística, da assistência médica e também do desenvolvimento dos direitos dos combatentes, feridos e prisioneiros de guerra. Também se apresenta uma panorâmica do uso da medicina pelos nazistas e suas experiências cruéis. Várias são as contribuições que surgiram na medicina a partir das guerras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rubén Carlos Mayo Márquez, Universidade de Ciências Médicas de Ciego de Ávila

Médico Generalista Integral, Especialista do 2º grau, Profesor Auxiliar da Universidade de Ciencias Médicas de Ciego de Ávila, em Cuba. Participou em vários eventos a nível Nacional e Internacional, o que lhe permitiu editar várias publicações em diversas revistas de grande impacto; desempenhou atividades de docencia na formação de futuros médicos na Venezuela e na Guatemala, assím como Decano da Faculdade de Ciências Médicas. Atualmente é docente do curso de Medicina no Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) em Luanda - Republica de Angola.

Publicado
30-03-2020
Como Citar
Mayo Márquez, R. C. (2020). INFLUÊNCIA DAS GUERRAS NO DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 2(1), 47-58. Obtido de https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/47