A MEDICINA FAMILIAR: HISTÓRIA E REALIDADE EM CUBA

  • Rubén Carlos Mayo Márquez Universidad de Ciencias Médicas de Ciego de Ávila
  • Mael Lisandra Batista Estévez Universidad de Ciencias Médica de Las Tunas
  • Rubén Mayo López Universidad de Ciencias Médicas de Ciego de Ávila
Palavras-chave: Medicina Familiar, Atenção Primária, Programa do Médico de Familia

Resumo

A medicina familiar (MF) é a única especialidade médica que não surgiu do progresso das ciências médicas e tecnológicas, mas sim pela pressão de atender imperiosas necessidades sociais, tanto das comunidades como do Estado. Realizou-se uma revisão bibliográfica através de diferentes fontes de informação, com o objetivo de ter uma aproximação à história da medicina familiar, a atualidade e realidade da mesma, em Cuba. A medicina familiar surge numa espiral dialética de desenvolvimento ascendente ante o imperativo de satisfazer a necessidade social de uma atenção médica que garanta um serviço de saúde eficiente e humano, de alta qualidade científico-técnica e a um custo sustentável. Apesar dos fatores que incidiram, de forma negativa, o programa do Médico de Família em Cuba, exibe resultados satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rubén Carlos Mayo Márquez, Universidad de Ciencias Médicas de Ciego de Ávila

Médico Generalista Integral, Especialista do 2º grau, Profesor Auxiliar da Universidade de Ciencias Médicas de Ciego de Ávila, em Cuba. Participou em vários eventos a nível Nacional e Internacional, o que lhe permitiu editar várias publicações em diversas revistas de grande impacto; desempenhou atividades de docencia na formação de futuros médicos na Venezuela e na Guatemala, assím como Decano da Faculdade de Ciências Médicas. Atualmente é docente do curso de Medicina no Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) em Luanda - Republica de Angola.

Mael Lisandra Batista Estévez, Universidad de Ciencias Médica de Las Tunas

Estudante do quarto ano do curso de Medicina. Participa de manera activa em vários eventos científicos que lhe permiten partilhar as suas atividades e vontade, do ponto de vista investigativo.

Rubén Mayo López, Universidad de Ciencias Médicas de Ciego de Ávila

Estudante do primeiro ano de Medicina. Participa em diversos eventos como resultado da sua vontade de investigar.

Publicado
30-03-2020
Como Citar
Mayo Márquez, R. C., Batista Estévez, M. L., & Mayo López, R. (2020). A MEDICINA FAMILIAR: HISTÓRIA E REALIDADE EM CUBA. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 2(1), 59-70. Obtido de https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/49