EFEITOS ACADÉMICOS E COMPORTAMENTAIS DO TRANSTORNO DE DÉFICITE DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Palavras-chave: Atenção, Comportamento, Rendimento Académico

Resumo

O propósito foi determinar os efeitos académicos e comportamentais do Transtorno do Déficite de Atenção e Hiperatividade. Realizou-se um estudo de caso, descritivo, com três estudantes, aos quais foi detetado o transtorno, através do Teste de Conners, na Unidade Educativa Raúl González Astudillo, onde foram observados de acordó com um guía estruturado para o efeito, além de entrevistas aos seus docentes e pais, tendo obtido como resultados que dentro dos principais efeitos académicos estão as interrupções em classe, conflitos com os seus companheiros e um ritmo lento na realização das tarefas; quanto aos aspetos comportamentais, conclui-se que têm excessiva atividade, quer no aspeto motor quer verbal, falta de auto-controlo e ansiedade.

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Biografias Autor

Karla Mishelle Loor Chávez, Pontifícia Universidade Católica do Equador, Sede São Domingo

Licenciada em Docência e Gestão de Educação Básica pela Pontificia Universidade Católica do Equador, Sede Santo Domingo. Professora da Unidade Educativa Fisicomissional San Juan Evangelista. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1851-1015

Lianet Delgado Mendoza, Pontifícia Universidade Católica do Equador, Sede São Domingo

Licenciada em Tecnología da Saúde, especialidade de Terapia Física e Reabilitação, pela Universidade de La Habana, Cuba. Estudante do sétimo semestre da Licenciatura em Psicología Geral pela Universidade Técnica Particular de Loja, Equador. Terapeuta física no Hospital Saludesa, Santo Domingo, Equador e professora a tempo parcial na Escola de Ciências da Saúde da Pontificia Universidade Católica do Equador, Sede Santo Domingo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7460-231X

Yullio Cano de la Cruz, Pontifícia Universidade Católica do Equador, Sede São Domingo

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Ciências Pedagógicas Pepito Tey, Las Tunas, Cuba. Coordenador de Pósgraduações e professor de Investigação Aplicada na Escola de Ciências da Educação da Pontificia Universidade Católica do Equador, Sede Santo Domingo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6315-1488

Publicado
30-06-2020
Como Citar
Loor Chávez, K. M., Delgado Mendoza, L., & Cano de la Cruz, Y. (2020). EFEITOS ACADÉMICOS E COMPORTAMENTAIS DO TRANSTORNO DE DÉFICITE DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 2(2), 46-56. Obtido de https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/69