A EDUCAÇÃO EMOCIONAL AMBIENTAL: UMA PROVOCAÇÃO ATUAL PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Vilfredo Avalo Viamontes Universidade de Camagüey
  • Greisy Machado Fernández Centro de Ensino Superior do MININT Camagüey-Cuba
Palavras-chave: Meio Ambiente, Educação Emocional Ambiental, Direito Ambiental

Resumo

O presente artigo, começa por identificar as potencialidades da educação emocional ambiental, como um processo contínuo e permanente, que permite compreender os sentimentos para com a natureza e adequar o comportamento para atuar de maneira consequente, de modo a alcançar um desenvolvimento sustentável. Com a aplicação de diferentes métodos e técnicas de investigação como: observação participativa, consulta de informações chave, análise de documentos e entrevista não estruturada, foi possível constatar as deficiências que apresentam os estudantes; por isso, propõe-se, a partir do diagnóstico inicial, estabelecer um sistema de atividades de educação emocional ambiental, como  recurso psico-pedagógico e didático à disciplina Direito Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Vilfredo Avalo Viamontes, Universidade de Camagüey

Doutor em Ciências Pedagógicas. Mestre em Investigação Educativa. Professor da Universidade do Camagüey. Membro do Comité Editorial da revista Monteverdia. Recebeu o Prêmio ao Mérito Científico do Ministro da Educação Superior de Ciências Sociais e Humanísticas com reultado de grande contribuição ao desenvolvimento da sociedade (2014) e o Prêmio do Ministro da Educação Superior de “Mérito Científico Técnico” que se outorga pelo resultado de Maior Contribuação para o Desenvolvimento Social (2009).

Greisy Machado Fernández, Centro de Ensino Superior do MININT Camagüey-Cuba

Licenciada em Direito (2007), Consultora Jurídica da Direção Provincial de Cinema e do Centro de Estudos Nicolas Guillen. Professora da Universidade do Camagüey e do Centro de Ensino Superior do MININT Camagüey-Cuba. Estudante do Mestrado Educação Ambiental. Publicou na revista Monteverdia.

Publicado
30-06-2020
Como Citar
Avalo Viamontes, V., & Machado Fernández, G. (2020). A EDUCAÇÃO EMOCIONAL AMBIENTAL: UMA PROVOCAÇÃO ATUAL PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 2(2), 80-91. Obtido de https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/79