A MEMÓRIA CULTURAL: RECONSTRUÇÃO DO PASSADO PARA CONSTRUIR O PRESENTE

  • Bárbara Nevenka Jiménez Chimeno Universidade de Las Tunas
  • Rafaela Macías Reis Universidade de Las Tunas
  • Roberto Fernández Naranjo Universidade de Las Tunas
Palavras-chave: Cultura, Memória Cultural

Resumo

Os estudos a respeito da memória cultural surgiram na antigüidade grega, tendo, no entanto, atingido o seu ponto alto nos dias de hoje, pelo facto de que são úteis e necessários para conhecer e compreender a cultura passada dos povos, elemento essencial para afirmar as identidades. Neste trabalho abordam-se as diferentes concepções teóricas relacionadas com a memória cultural com base nos critérios de diversos autores. A análise permitiu assumir que a memória cultural é um processo de reconstrução dos factos passados, a partir das lembranças, as quais se transmitem mediante um processo de seleção, dialético e onde se manifestam os rasgos culturais dos indivíduos em relação ao meio no qual se desenvolvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Bárbara Nevenka Jiménez Chimeno, Universidade de Las Tunas

Professora Assistente da Universidade de Las Tunas, Licenciada em Estudos Socioculturais, Mestre em Ciências de Desenvolvimento Cultural Comunitário. Publicou diversos artigos em Cuba e no estrangeiro. Ministrou pós-graduação e atualmente exerce a função de professora no departamento de Atividades Extracurriculares, tendo 6 anos de experiência na Educação Superior.

Rafaela Macías Reis, Universidade de Las Tunas

Professora titular e de mérito da Universidade de Las Tunas. Doutora em Ciências Filosóficas, coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Cultural Comunitário, Presidente do Conselho Provincial de Ciências Sociais. Realizou investigações culturológicas e antropológicas. Possui mais de 30 anos de experiência na Educação Superior.

Roberto Fernández Naranjo, Universidade de Las Tunas

Professor titular da Universidade de Las Tunas, licenciado em Marxismo e História, Mestre em História e Cultura e Doutor em Ciências Pedagógicas. publicou diversos artigos e ministrou cursos em Cuba e no estrangeiro. Ministrou pós-graduação e atualmente desempenha a função de Diretor do Centro de Estudos Pedagógicos; tem mais de 20 anos na Educação Superior.

Publicado
30-06-2020
Como Citar
Jiménez Chimeno, B. N., Macías Reis, R., & Fernández Naranjo, R. (2020). A MEMÓRIA CULTURAL: RECONSTRUÇÃO DO PASSADO PARA CONSTRUIR O PRESENTE. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 2(2), 125-135. Obtido de https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/83