Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes Revista Eletrónica; KULONGESA - TES; publicação periódica; Escola Superior Politécnica da Lunda Sul (ESPLS); Universidade Lueji A'Nkonde; sediada cidade de Saurimo; Lunda Sul; Angola; carácter internacional; periodicidade trimestral; edições extraordinárias publicadas; revista científica; artigos; investigações; propostas teóricas; metodologias; inovações; experiências práticas; áreas científicas; ciências técnicas; ciências da educação; ciências da administração, ciências sociais, ciências da saúde; objetivo; divulgar; resultados científicos; professor; estudantes; pesquisadores; profissionais em geral; São utilizados o modelo de rotulagem Dublin Core e o protocolo de colheita OAI-PMH; URL: https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/oai?verb=Identify pt-PT <p><span class="tlid-translation translation" lang="pt"><span class="" title="">A revista permite aos autores conservar os direitos de autor e publicar sem restrições seus artigos.</span></span></p> diretor.revistakulongesates@gmail.com (Nuno Teles da Silva Robalo) revistakulongesa@gmail.com (José Eduardo Márquez Delgado) qua, 30 dez 2020 00:00:00 +0100 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Desigualdade social, sua incidencia no desenvolvimento sustentavel da Lunda Sul https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/205 <p>O presente artigo foi focado em identificar o nível da incidência da desigualdade social no desenvolvimento sustentável da Lunda-Sul. Os resultados evidenciaram a concentração de renda na minoria da população, a maioria vivendo a merce, evidenciando grande desigualdade social em toda a província da Lunda-Sul, impactando o desenvolvimento sustentável. Apesar de evidências de crescimento económico, os resultados observados são desiguais e o nível acentuado de concentração de renda a minoria da população, menos inclusão social e também menos igualdade de oportunidade, evidenciando grande desigualdade social. Nessa linha de raciocínio, desenvolvemos um estudo exploratório sobre o tema em questão, o método principal de investigação neste artigo é a análise documental. Monitorização e avaliação existentes sobre as estratégias da redução da desigualdade social e pobreza em Angola e recolhida legislação sobre o sistema nacional de planeamento. Esta recolha foi complementada com o plano nacional desenvolvimento 2018/2022 chave da implementação das propostas que serviram para orientar a reflexão, foi feito também o estudo empírico que teve como base a elaboração de inquérito. Foram também analisados dados estatísticos de várias fontes nomeadamente do Instituto Nacional de Estatística e das Nações Unidas. A partir da análise elaborou-se algumas propostas que podem servir para redução da incidência da desigualdade social em Angola e em particular na Lunda Sul.</p> Federico Meco Milonga Rafael, Carlos Pedro Cláver Yoba Direitos de Autor (c) 2020 Federico Meco Milonga Rafael, Carlos Pedro Cláver Yoba https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/205 qua, 30 dez 2020 17:51:04 +0100 Trajectória da educação pós-independência e sua importância social em Angola https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/210 <p>O presente artigo é parte da fundamentação teórica de uma dissertação de Mestrado em Educação, administrado na Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte da Universidade Lueji A Nkonde, Angola, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil. A abordagem deste estudo, visa apresentar a trajectória da educação em Angola pós-independência, bem como realçar a sua importância social no desenvolvimento de uma nação, em particular a Angola, de modos a disponibilizar ao leitor mais algum saber devidamente sintetizado, para o enriquecimento e conhecimento de uma breve resenha evolução histórica da educação em Angola, durante o período a que refere a investigação. Pois, o desenvolvimento de qualquer sociedade é, consequência de uma formação qualitativa do seu capital humano, porém, a marcação de passos seguintes no que diz respeito a educação, depende também, em parte, da sua trajectória histórica. Pois, serve de contributo para se repensar as formas de fazer a educação em Angola. Para tal, faz-se recurso a uma investigação qualitativa quanto a sua abordagem, bibliográfica quanto a busca de informação que sustenta a problemática, e, descritiva quanto ao seu objectivo.</p> Osvaldo Carlos André, Fortunato Pedro Talani Diambo Direitos de Autor (c) 2020 Osvaldo Carlos André, Fortunato Pedro Talani Diambo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/210 qua, 30 dez 2020 00:00:00 +0100 A história do ensino primário na Lunda-Norte/Dundo: um olhar sobre o passado para a compreensão do presente https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/201 <p>A investigação realizada é um contributo teórico para o entendimento da história do Ensino Primário no Dundo/ Lunda-Norte. Estudo considerado benéfico por descrever os factores que estão na base da fraca qualidade de ensino-aprendizagem nos alunos do Ensino Primário a nível do Dundo. Os factores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, no nosso contexto, são de várias ordens, que podem ser caracterizados em diversas dimensões como a existência de situações relacionadas com a escola (metodologias de ensino, formação de professores, infra-estruturas, família, crianças fora do sistema de ensino, transição automática e a monodocência).</p> Anastância Joia Sacufa Maurício Direitos de Autor (c) 2020 Anastância Joia Sacufa Maurício https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/201 qua, 30 dez 2020 18:55:54 +0100 Estratégia didática de preparação de aluno auxiliar para dirigir o processo de Ensino - Aprendizagem https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/199 <p>&nbsp;Este trabalho trata acerca de uma estratégia didática de preparação de aluno auxiliar para a direção eficiente do Processo de Ensino - Aprendizagem no Instituto Politécnico do Huambo - Angola. O mesmo se estrutura em três etapas de trabalhos com objetivos y em correspondência com o diagnóstico inicial efetuado. &nbsp;Também se aborda as ações especificam com os principais trabalhos realizados por elos, para obtém nos mesmos modos de atuação que os prepare para dirigir dito processo segundo as exigências atuais do modelo de formação do sistema educacional angolano. Por último se apresentam alguns resultados obtidos durante a implementação da mencionada estratégia de preparação junto aos eventos onde se socializaram os mesmos.</p> Delia de La Caridad Casanovas Duran, Leonardo Suceta Zulueta Direitos de Autor (c) 2020 Leonardo Suceta Zulueta https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/199 qua, 30 dez 2020 00:00:00 +0100 Aproximação ao contexto do acervo museológico do Museu Regional de Dundo https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/151 <p>Este artigo possui relevância para diversas áreas, visto que interage com diversos elementos e instituições constituintes do espaço local e regional, como escolas, universidades, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, público em geral, além da forte impressão que causa no imaginário das pessoas pela sua temática diferenciada. Repensar em como a alternativa de proximidade dos alunos e pessoas da sociedade aos Museus pode ser uma ocupação em detrimento de outras alternativas menos produtivas e saudáveis entregues à sociedade. Não existem literaturas sobre o contexto do acervo museológico do Museu Regional do Dundo. Isso levou a elaborar uma pesquisa que facilita a compreensão dos conhecimentos de conteúdo de História de Angola através do Museu Regional do Dundo. Graças aos métodos de níveis teóricos, empíricos e estatísticos, foi possível recolher as informações e analisar; os resultados mostraram ser necessário criar várias alternativas para aproximação dos jovens e pessoas aos Museus.</p> Mbaz Nauege, Ricardo Manuel Txissola Nelson, José António Tamayo Soler, Gretter Ledesma Santos Direitos de Autor (c) 2020 Mbaz Nauege, Ricardo Manuel Txissola Nelson, José António Tamayo Soler, Gretter Ledesma Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/151 qua, 30 dez 2020 18:12:36 +0100 Estrategia investigativa para melhorar os indicadores de saúde na comunidade etunda no Huambo https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/144 <p>O objetivo deste artigo é desenhar uma estratégia investigativa que permita a execução deste projeto. Como técnica de coleta de dados se empregou a observação e o questionário. Tiveram-se em conta as etapas seguintes: Planificação, Execução e Avaliação. A implementação desta estratégia permitiu unificar o trabalho investigativo de professores e estudantes para beneficiar a comunidade Etunda.</p> Eduardo Gutiérrez Santisteban, Emilia Marcelina Dos Santos Lionjanga, Marleni Pedroso Monterrey, Eulisis Pérez Samón Direitos de Autor (c) 2020 Eduardo Gutiérrez Santisteban, Emilia Marcelina Dos Santos Lionjanga, Marleni Pedroso Monterrey, Eulisis Pérez Samón https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/144 qua, 30 dez 2020 18:47:23 +0100 A leitura em tempos da pandemia COVID-19: reflexões acerca da sua importância no seio familiar https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/198 <p>A elaboração deste artigo foi motivado pelo confinamento a que, a maioria das famílias, não apenas as angolanas, mas de todo o mundo, foi sujeita, desde meados do mês de Março até aos restantes meses do ano 2020. Muitas famílias viram-se obrigadas a reajustar os seus hábitos costumeiros, e a leitura, por várias razões, passou a ser uma actividade fundamental na ocupação dos membros dessas mesmas famílias. Para este artigo, determinamos o seguinte <strong>objectivo</strong>: reflectir acerca da importância da leitura em tempos da Pandemia da Covid-19 no seio familiar. Temos como <strong>hipótese</strong>: muitas famílias têm a leitura como a sua principal actividade em tempos de confinamento imposto pela Pandemia Covid-19.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Francisco Mabiala, Nelson Miguel Chimbili Direitos de Autor (c) 2020 Francisco Mabiala, Nelson Miguel Chimbili https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/198 qua, 30 dez 2020 18:43:26 +0100 Acções Educativas Para Prevenir o Consumo de Bebidas Alcoólicas, nos alunos do I ciclo https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/145 <p>No presente trabalho aborda-se uma temática comum nos centros escolares no regime pós-laboral, o consumo de bebidas alcoólicas pelos alunos. Foram consultadas obras referentes ao alcoolismo, quais são suas origens, os riscos, a adolescência e consumo de álcool, também analisaram-se como prevenir o consumo no ambiente escolar. O estudo foi realizado com alunos da 9ª Classe do Complexo Escolar Dr. António Agostinho Neto da cidade de Gabela, Município do Amboim. Aplicaram-se métodos de nível teóricos, empíricos e estatísticos matemáticos onde obtiveram-se resultados não esperados. Indicadores tais como consumo de bebidas alcoólicas elevados, a incidência das mulheres é superior aos homens e muitos alunos que consumem bebidas alcoólicas em qualquer dia da semana, referendo ter como companhia preferida os amigos, a família e além disso o desconhecimento dos danos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, é um assunto preocupante. Neste trabalho mostra-se acções educativas que tem em conta os critérios da literatura consultada, as ideias dos professores inqueridos e dos autores, a mesma tem como objectivo a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas e apoia-se em palestras e folhetos informativos para sensibilizar aos alunos dos riscos do problema em questão.</p> Alexei Gamboa Moreira, Dalvis Naithe Pérez, Júlia Morais Narciso Salupula Direitos de Autor (c) 2020 Alexei Gamboa Moreira, Dalvis Naithe Pérez, Júlia Morais Narciso Salupula https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/145 qua, 30 dez 2020 19:01:06 +0100 A universidade actual e a sustentabilidade na Lunda Sul https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/208 <p>A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável têm estado a ser tratados pelos mais diversos sectores da sociedade. O sector da educação está entre eles e apresenta um papel fundamental para a formação do cidadão, uma vez que o seu objectivo vai muito além de transmitir conhecimentos intelectuais. Diante da crise ambiental global não há dúvidas que as universidades devem prestar maior atenção às questões ambientais actuando na medida das suas possibilidades, não só informando, mas formando pessoas capazes de projectar fins e de actuar sobre a realidade social, transformando-a. O presente artigo aborda a importância do ensino superior como o despertar da consciência sustentável, bem como a sua relevância como ferramenta de construção de integração social em prol do desenvolvimento sustentável.</p> Teresa da Conceição de Sá, Sapalo André Rufino Direitos de Autor (c) 2020 Teresa da Conceição de Sá, Sapalo André Rufino https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/208 qua, 30 dez 2020 17:49:56 +0100 A Educação Ambiental no processo do Ensino-Aprendizagem da Matemática na 6.a classe do Ensino Primário https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/206 <p>Este estudo parte da determinação das insuficiências que apresentam os professores que leccionam a disciplina de Matemática na 6<sup>a</sup> classe do Ensino Primário para integrar os conteúdos matemáticos e meio-ambientais, o qual limita a educação ambiental nos estudantes. Como via de solução ao problema exposto, propõem-se tarefas interdisciplinárias em contexto para desenvolver a educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem da Matemática na 6<sup>a</sup> classe e se oferecem recomendações metodológicas para sua formulação e realização. O processo de valoração da viabilidade da proposta foi levado a cabo através de sua introdução na práctica educativa e demonstrou que com sua aplicação se favorece a educação ambiental, com o qual se dá resposta ao problema detectado no diagnóstico realizado.</p> Zeferino dos Santos Izefina Muamuquixi, Antonio Alicio Maldonado Maldonado Direitos de Autor (c) 2020 Zeferino dos Santos Izefina Muamuquixi, Antono Alicio Maldonado Maldonado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/206 qua, 30 dez 2020 17:50:21 +0100 O uso de uma plataforma de colecta e de análise sistemática de dados nas Organizações Não-governamentais da Província do Huambo https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/138 <p>O presente artigo tem por objectivo apresentar as percepções sobre o uso das plataformas na colecta de dados no campo nas Organizações Não-Governamentais&nbsp; (ONGs) da província do Huambo, bem como evidenciar quais são as principais vantagens e desvantagens desse método de colecta de dados.</p> Domingos Samanjata, Dinis Gilreme Jackson Direitos de Autor (c) 2020 Domingos Samanjata, Dinis Gilreme Jackson https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/138 qua, 30 dez 2020 18:26:01 +0100 Educação em Contexto Multicultural https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/139 <p>O presente trabalho investigativo é uma reflexão sobre a educação em contexto multicultural. Fazendo uma análise profunda percebe-se que a educação na sociedade angolana enfrenta muitas dificuldades porque o ensino ignora e não se adequa à diversidade cultural dos povos que congregam o território nacional, mas sim, os currículos são feitos olhando apenas o contexto de Luanda. Os objectivos deste trabalho prendem-se com o conhecimento de opiniões dos docentes sobre a inclusão de alunos provenientes de outras etnias e culturas, tendo em vista a promoção da educação para a cidadania, da igualdade de oportunidades e da justiça social. Utilizou-se os seguintes métodos: observação e análise documental.</p> Martins Baveca Direitos de Autor (c) 2020 Martins Baveca https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/139 qua, 30 dez 2020 19:14:05 +0100 Sistema de transporte por bandas transportadoras desde as frentes de trabalho até as plantas de processamento Mina Catoca. https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/203 <p>Este trabalho se realizou nas áreas de exploração de diamantes, basicamente em Mina Catoca, Província da Lunda Sul, Angola, com o objetivo fundamental de propor uma metodologia de cálculo para implementar um sistema de transporte por bandas transportadoras das frontes de trabalho até as plantas de tratamento.</p> <p>A investigação realizada demonstrou que o sistema de transporte actual utilizada na mina é por caminhões de 100 e 40 toneladas não é o mais eficiente de acordo às condições técnico mineiras de exploração actuais e às exigências e a dinâmica atual dos processos de extração, carga e transporte de mineral que requer uma mina, para o cumprimento eficiente do seu programa produtivo e econômico,&nbsp; daí importância da necessidade de realizar a proposta inicial de uma metodologia de cálculo que permitirá o passo ao estudo posterior de outros fatores para decidir a implementação futura do então sistema de transporte.</p> <p>A proposta de cálculo exposta permite a implementação de um sistema de transporte combinado (caminhões - bandas transportadoras), das frontes de trabalho para as plantas de benefícios, o emprego do BT podendo reduzir o custo de transportação da massa mineira em 30-40%, e incrementar a produção em 1,5-2 vezes. A implementação de Banda Transportadora de Tecnologia de Fluxo Cíclico pode permitir o aumento do volume de extração mineira em 25 milhões de toneladas por ano, reduzir os custos operacionais e o aumento da produtividade da mina.</p> Antonio Francisco Mateus João, Manuel Fidel Sonhi Manassa Direitos de Autor (c) 2020 Antonio Francisco Mateus João Mateus João https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/203 qui, 14 jan 2021 13:15:40 +0100 A Responsabilidade Social das Empresas Mineiras para o Desenvolvimento Sustentável na Lunda-Sul https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/209 <p><em>No âmbito do desenvolvimento actual, as empresas vêm as suas missões muito além da obtenção de lucros, impelidos de fazer muito e melhor pela sociedade, sentindo-se como verdadeiras responsáveis pela sustentabilidade social e ambiental. Mesmo não sendo sua essência, as empresas podem e devem paralelamente contribuir para o cumprimento de objetivos sociais e ambientais mediante a manifestação da responsabilidade social, enquanto investimento estratégico. Neste sentido, o presente artigo visa a compreender a importância do instituto da responsabilidade social das empresas mineiras na Província da Lunda-Sul como mecanismo de contribuir para um desenvolvimento sustentável neste local. É notório o abandono do compromisso da responsabilidade social das empresas mineiras nesta Província, pois quando isso sucede, as empresas mineiras abandonam consequentemente o desenvolvimento sustentável das localidades circunvizinhas daquelas empresas.</em></p> Jonatão Cataleco Dinis Quessongo, Carlos Pedro Cláver Yoba Direitos de Autor (c) 2020 Jonatão Cataleco Dinis Quessongo, Carlos Pedro Cláver Yoba https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/209 qua, 30 dez 2020 17:49:28 +0100 O contributo da exploração artesanal de diamantes em Angola https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/140 <p>A presente investigação surge precisamente para conhecer o contributo da exploração artesanal de diamantes em Angola e seus impactos ambientais na região leste de Angola. Para uma melhor compreensão da investigação, definido a exploração artesanal de diamantes como a forma de extracção de mineral de forma manual ou semi- industrial utilizando equipamentos de exploração de pequeno porte. Assim sendo, o garimpo artesanal também é uma forma manual de exploração dos recursos naturais, tais como o diamante que é o objecto em estudo. Portano, esta prática é muito frequente na região leste do País, e é realizado na maioria das vezes de forma independente, em grupos e cooperativas diamantíferas reconhecidas pelo estado.</p> Nelson Sapato Mafefe, Fidel Sonhi Manaças Direitos de Autor (c) 2020 Nelson Sapato Mafefe, Fidel Sonhi Manaças https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/140 qua, 30 dez 2020 18:30:50 +0100 Capacitação Ambiental sobre Áreas Protegidas Terrestes para Guardas Florestais na província da Lunda Sul https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/211 <p>O objectivo do trabalho é propor um programa de capacitação ambiental em conservação das áreas protegidas terrestes, para Guardas Florestais da província Lunda Sul. Empregaram-se diferentes métodos, entre os empíricos: a observação, entrevistas, pesquisa e critério de expertos. O programa consta de 48 horas e tem como finalidade: contribuir ao aperfeiçoamento do desempenho destes profissionais a partir do conhecimento de conteúdos relacionados com a educação e gestão ambiental destas áreas. O programa estruturou-se em seis temas que tratam a situação ambiental das Áreas Protegidas Terrestes, impacto dos problemas ambientais, valores da biodiversidade terreste, marco legal, a educação e gestão ambiental. O programa é factível segundo a avaliação dos expertos consultados.</p> António Fernando Xili, Julio César de Loyola Díaz Direitos de Autor (c) 2020 António Fernando Xili, Julio César de Loyola Díaz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/211 qua, 30 dez 2020 17:53:25 +0100 Actividades docentes para el desarrollo de la lectura en escolares de tercer grado de la escuela primaria https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/213 <p>En el presente artículo se aborda un tema de gran importancia y actualidad; la lectura. Se aportan actividades docentes que fortalecen este contenido de la lengua española en tercer grado de la escuela primaria “Hermanos Saíz Montes de Oca” y sirven de sugerencias al maestro de cómo hacer la lectura más atractiva y estimulante para despertar la motivación y contribuir con el desarrollo de los escolares primarios.</p> Argelia Feito Garcia, Mayelín Agüero Fuentes, Yara Mayra Giraut de la Rosa, Aileen Díaz Bernal Direitos de Autor (c) 2020 Argelia Feito Garcia, Mayelín Agüero Fuentes, Yara Mayra Giraut de la Rosa, Aileen Díaz Bernal https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/213 qua, 30 dez 2020 17:47:15 +0100 Controladores de energía eléctrica para intensificar el ahorro en la provincia de Holguín https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/204 <p>En el artículo, los autores abordan el problema de los controladores de energía eléctrica que ha implementado la Empresa Eléctrica Cubana en la búsqueda del ahorro de energía, basándose en su factibilidad económica luego de tres años de instalados en la provincia de Holguín. La misma se propuso con la puesta en marcha de estos, lograr un ahorro de 20 000 MWh convertido en 264 230 pesos convertibles en el primer año de implementación. En el trabajo se presentan datos obtenidos a través de la implementación de estos metro controladores, para verificar el cumplimiento del objetivo en la provincia, y la educación energética y ambiental que conlleva el mismo. Durante el proceso de facturación se hizo uso del software (Automay), el cual contiene toda la base de datos a utilizar referente a los consumos de energía de la provincia, sin metro controladores de energía y con él, se facilitó la confección de una nueva y propia base de datos. El trabajo se enfocó en realizar comparaciones del consumo a nivel de provincia y por los diferentes tipos de tarifas con el objetivo de demostrar si la instalación de los metro controladores de energía era factible a nivel general o si sólo para servicios específicos.</p> Franklyn González, José Eduardo Márquez Delgado Direitos de Autor (c) 2020 Franklyn González, José Eduardo Márquez Delgado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/204 qua, 30 dez 2020 18:32:11 +0100 Princípio da incerteza de Heisenberg https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/212 <p>A incapacidade da Física Clássica de explicar certos fenômenos como por exemplo porquê num átomo, onde os electrons carregados negativamente orbitam a volta de um núcleo carregado positivamente, tudo não colapsar em uma bola de partículas, justificou a elaboração do Princípio da Incerteza por Heisenberg. Tal princípio da incerteza explica por que isso não acontece e explica a imprevisibilidade do comportamento de quantidades microscópicas. Isto é, não é possível medir simultaneamente a posição e a quantidade de movimento, pois quando se conhece com exactidão uma destas quantidades, perde-se a informação sobre a outra. No presente artigo, mostra-se como as aplicações do Princípio da Incerteza, saindo do enfoque quântico, abrangem hoje em dia problemas de decisão em vários campos da vida quotidiana. Assim abordagem focalizada no Princípio da Incerteza pode ajudar gestores na tomada de decisões em determinadas situações tanto econômicas, ambientais e até na atual situação de pandemia da Covid-19.</p> Daniel Nguedi Dilamonhi Direitos de Autor (c) 2020 Daniel Nguedi Dilamonhi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/212 qua, 30 dez 2020 17:50:41 +0100 Para uma gestão ambiental no ensino primário https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/207 <p>O presente trabalho traz algumas reflexões sobre a importânciadegestão ambiental no ensino primário. Problemas muito sérios de contaminação desde lixo caseiro, estudantil, dos ríos e a causa da exploração mineira, principalmente, alem de muitos outros relacionados com as queimadas, que afectam a flora e a fauna da região, o surgimento de ravinas devido à proliferação anárquica de povoados, a aparição de lixeiras por todos lados, entre outras calamidades facilmente observáveis, indicam que a consciência ambiental no território de Saurimo tem muito a desejar; que a educação tem muito a fazer para sensibilizar as populações e mitigar a incidência da problemática.</p> Nelson Luis Wagicaco Muiuca, José Manuel Frómeta Lores Direitos de Autor (c) 2020 Nelson Luis Wagicaco Muiuca, José Manuel Frómeta Lores https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://kulongesa.ispls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/207 qua, 30 dez 2020 17:52:48 +0100